Burnout é uma palavra inglesa utilizada para se referir a algo que pifou ou parou de funcionar por exaustão. O termo tem mesmo tudo a ver com a Costumo definir o burnout como ser aquele ladrão que te leva até os centavos justo quando você menos poderia ser privada de qualquer bem, nem mesmo os centavos.
Em um minuto você está altamente engajado no trabalho, apresentando o seu melhor desempenho.
No minuto seguinte, você está constantemente exausto, ansioso e estressado, pois sua produtividade atinge o nível mais baixo de todos os tempos. O trabalho não é mais agradável e você teme acordar de manhã.
Muitas vezes ignoramos os primeiros sinais de esgotamento, em parte porque acreditamos que é uma desculpa para evitar o trabalho duro e em parte porque acreditamos que os outros dependem de nós.
Atenção: Muitas vezes ignoramos os primeiros sinais de esgotamento, em parte porque acreditamos que é uma desculpa para evitar o trabalho sério, “eu sou forte, comigo não tem essa”, “se eu não fizer quem faz?!” e Vc pensa em quantos dependem de vc, então entregar os pontos jamais!
Quero compartilhar com você quatro dicas que se você transformar em hábitos, terá excelentes resultados para viver com menos estresse e mais saúde mental.
Embora ninguém chegue à beira (ou aos finalmentes) do Burnout porque quis, para sair desse caminho você tem que ser intencional.
Comece por s dar conta dos inúmeros prejuízos e consequências que vão desde queda de cabelo até destruição de seus relacionamentos.
Depois de refletir nisso, é hora de procurar um tratamento consistente e se empenhar numa abordagem que funcione e que seja alinhada com seus princípios e valores.
Essas práticas vêm trazendo benefícios imediatos para mim, bem como para minhas clientes do coaching, e quero deixar como sugestão para você que se sente perdida quanto ao que fazer para dar o pontapé inicial à mudança.
#1 Inspire, respire e não pire.
A prática da meditação é fundamental para a transformação desse padrão de estresse e trazer equilíbrio diante dos tantos desafios.
Sem meditar, você pode tomar o remédio que for e o que vai conseguir é só um gasto terrível e ficará dependente do medicamento… Mas aí muito mais do que antes você irá sentir que é o remédio que te ajuda a ter equilíbrio e a dosagem tende a precisar ser cada vez maior para trazer os mesmos efeitos.
Meditar nos conduz a acessar o que há de melhor em nós. Quando estamos sobrecarregados, exaustos, cansados, correndo de um lado a outro e a lista de tarefas parece nunca acabar, estamos requisitando apenas o modo sobrevivência (ao invés do modo co-criativo) e somos a pior versão de nós mesmos.
A meditação é a atitude que você pode tomar para se conectar a esse seu melhor, para avançar, crescer, prosperar e viver o seu propósito, mesmo em meio a tantos desafios.

#2 Foque por 90 minutos, depois dê uma pausa
De acordo com pesquisas, todos nós, seres humanos, somos programados para ciclos que num plano amplo dura 24 horas (são os ritmos ou ciclos circadianos) e dentro dessas 24 horas, há os blocos menores que são de 90 minutos (são ciclos ultradianos). Estes são blocos de produtividade excelente.
Trabalhe no máximo em ciclos de 90 minutos e intercale pausas de 20 minutos, observando o Ciclo Básico de Repouso-Atividade Cerebral, que ocorre em ciclos de 80-120 minutos sem parar, dia e noite.
Esse padrão é mais detectável durante o sono, quando passamos do sono não REM para o sono REM e vice-versa, repetidamente durante a noite, nesses ciclos que são de, em média, 90 minutos.
Na prática essa pausa de 20 minutos é o intervalo que você precisa para que seu cérebro se recupere e possa voltar ao próximo ciclo com energia.
Significa descansar, mesmo, ainda que você pense que não pode parar, é justamente a rápida pausa que te fará terminar o trabalho antes.
#3 Beba Água
Beba água. as evidências mostram que água e hidratação pode desempenhar um papel na prevenção e gestão dos sintomas de ansiedade.
Pesquisas recentes comprovaram que quando o organismo está (ainda que levemente) desidratado, a condição favorece e induz à raiva, hostilidade, confusão e tensão, ansiedade e fadiga.
O oposto também foi relatado: pessoas que bebem muita água sentem-se mais equilibradas e satisfeitas.
#4 . Fale com Deus, abrindo o coração
Você pode inclusive estar comigo diariamente em minha leitura diária, às 8h da manhã, e invés de focar em seus problemas, foque em ouvir Deus falando contigo através de sua Palavra. Não espere uma crise, peça ajuda antes.
Dedique-se a essas estratégias e desacelere.
Sem equilíbrio fica muito ruim cuidar de si mesma, quanto mais cuidar de quem você ama tanto como seus filhos ou outras pessoas tão preciosas para você!
E aí, vc enfrentou “burnout” nessa pandemia? Se cuida! Me conta agora!
Essas estratégias, funcionariam para você?