4 práticas espirituais que (quando unidas!)
transformam sua espiritualidade

Prática Espiritual 1: Ativar a Fé Viva

Prática Espiritual 1: Ativar a Fé Viva

Fé é acreditar no que Deus diz mesmo quando não parece possível ou você não acredita ser capaz de alcançar o que Deus diz.

Hebreus 11:1 descreve a fé como o elemento que provoca a manifestação das coisas esperadas,  a evidência de coisas não são visíveis ainda. 

Ainda em Hebreus 11, no versículo 6, vemos que sem fé é impossível agradar-a Deus, pois quem se aproxima de Deus deve crer que Ele existe e que é galardoador daqueles que O buscam diligentemente.

A pessoa de fé toma a palavra de Deus como sua verdade, acredita que Ele é quem Ele diz que é e que Ele é

vai fazer o que Ele diz que vai fazer. Essa pessoa ajusta suas ações de acordo com essa certeza – não porque é boazinha, mas porque é a coisa inteligente a se fazer.

Não é preciso fingir ser o que não é, mas ao contrário disso, é preciso enxergar cada passo novo como o ensaio requerido por causa de quem agora é em Cristo. 

 Prática Espiritual 2: a Leitura da Bíblia

As pessoas muitas vezes me perguntam como ter certeza se algo honra a Deus ou se O entristece. 

É até engraçado porque parece que ter esse nível de convicção é algo revelado apenas para alguns poucos seres com habilidades especiais…

Não, não e mil vezes não. Felizmente, não tem nada de exclusivo em conhecer o que vai entristecer a Deus. A expectativa mais escancarada de Deus é essa revelada quando um jovem rico perguntou a Cristo o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna.

Em Lucas 10:27 você vê que Cristo responde com o texto de  Deuteronômio 6:5.

A questão principal a se entender não quer dizer sobre apenas o dinheiro, mas sobre qualquer coisa em sua vida que está sendo maior do que esse mandamento: o de amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, ou seja: amar-se.

 ele replicou: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual’ e ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’”. Lc 10:27

Se você quer provocar esse tipo de amor em si mesmo por Deus, pelo próximo e por si, então a dica é: leia a Palavra de Deus. Leia mesmo. Leia de novo. Leia todo santo dia, faça chuva ou faça sol.

Memorize versículos, escreva sobre o que entendeu, entre para um grupo de leitura, faça um grupo com alguém e dedique-se.

A Palavra foi escrita por homens inspirados por Deus conforme lemos em 2 Timóteo 2:16 e 17.

 

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

 

Nessa prática espiritual você investe seu tempo aprendendo com Deus através da Bíblia. Quando nos comprometemos a encontrar com Deus e conhecê-lo nas Escrituras Sagradas,  Ele nos ensina o que é justo, importante e honroso aos Seus olhos.

Prática Espiritual 3: Oração

Se quer crescimento espiritual, é preciso falar com Deus. Não digo falar como um papagaio, nem tagarelar sem parar com Deus. É sobre comunicação – algo tão mais complexo que o abrir a boca e deixar sair tudo o que passar pela sua cabeça.

Você precisa aprender a se comunicar de modo intencional em seus desafios e situações do dia a dia, e estar realmente empenhada em ouvir dEle as respostas.

Eu sei que para muitas pessoas, a oração é intimidante e desafiadora. Não apenas para a questão de tempo mas também porque talvez não se aprendeu a orar, então além de separar esse tempo ainda há uma insegurança quanto a como pedir e pelo que pedir.

É tanto para dizer que parece que o que precisa ser dito nunca é o que se disse…

Seja a sua batalha encontrar o tempo ou encontrar as palavras certas para oração, quero  te encorajar para que mesmo que você não consiga encontrar as palavras, reserve um tempo para ouvir. E para encontrar tempo, a dica é: levante-se mais cedo, mesmo que 10 minutinhos apenas, pegue um versículo e ore sobre ele. Conte os desafios que enfrenta e de que modo confia que apenas Deus pode lhe direcionar da maneira ideal. Termine sempre com gratidão, sabendo que Deus não apenas conhece todas as suas petições, mas também que se importa com você. Se deseja receber, decida obedecer. E por obedecer entenda continuar confiante e vivendo em gratidão.

Se você não consegue encontrar o tempo esvazie seu cronograma. A voz de Deus é a voz mais importante para sintonizarmos. É sobre manter a vontade de Deus na frente e no centro de tudo.

Porque a oração é muito mais do que uma simples tarefa, algo na sua lista de afazeres.

Desenvolver o hábito de parar tudo o que está do lado de fora para seu tempo de oração consistente é aproveitar o melhor presente que você pode ter nessa vida.

 

Prática Espiritual 4: Meditação

Eu estive sob estresse e sofri de ansiedade por muito tempo em minha vida.  Quando insisto sobre a meditação é porque realmente significou uma transformação poderosa com resultados efetivos e plausíveis, me impulsionando para uma nova ideia sobre mim mesma, com  amor próprio e autocuidado que nunca havia conhecido antes.

A meditação me aproxima de Deus a cada nova experiência e sei que quando algo inesperado e/ou que me empurre para fora da zona de conforto acontece,  a coisa mais proveitosa a fazer é seguir todas essas práticas antes mencionadas e terminar com uma meditação.

A meditação me faz ter a certeza de que não estou só e de que tudo o que sou e tudo o que tenho é para a glória de Deus e para ajudar o próximo. Isso quer dizer que estou pronta para o que der e vier, posso levantar a cabeça me prostrar em reverência em meu coração e com essa atitude é apenas questão de tempo para o poder de Deus manifestar-se e virar o jogo… Tanto que daí eu acabo com “Ah, tá, Senhor… Entendi. Agora estou vendo. Obrigada”.

Se quer saber mais sobre meditações que amo e praticar algumas, inscreva-se em meu canal no YouTube:

Disciplinas Espirituais são como listas de cuidados e exigem de você foco, obediência, dedicação e disposição, com o olhar honesto e verdadeiro sobre onde você está agora e para onde você está indo. Abra espaço para Deus, desapegue-se de seus traumas, medos e dogmas limitantes, porque a perfeição nunca será o objetivo de sua prática espiritual, mas o crescimento é. E com essas práticas eu te garanto: você vai crescer mais do que jamais imaginou.

Se você sente algum bloqueio quanto a como viver todas essas práticas e deseja rapidamente um caminho, ajuda e orientação para implementar as atitudes que farão toda a diferença, então agende um horário comigo e ficarei feliz em lhe ajudar a chegar lá.

Com amor, Bianca Pagliarin

Compartilhe e ajude, tem alguém em sua rede de amigos que está precisando ler isso!

Facebook
Twitter
LinkedIn