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Autocuidado na Pandemia

Autocuidado na Pandemia

A melhor hora é sempre quando você enxerga a necessidade daquela questão em sua vida. Afinal de contas, nessa vida, a questão não se trata de se enfrentaremos desafios, mas sim sobre quais serão os tipos de desafios que  enfrentaremos e como reagiremos a eles.

Se você quer sobreviver a essa pandemia e sair dela ainda mais forte, precisa praticar desde já o AUTOCUIDADO.

 

Tendo isso em mente, lembre-se que todos nós precisamos de um tempo de qualidade conosco mesmos… Não é solidão mas privacidade mental, já falei dela quando contei aqui no blog o que representa para mim a meditação. É por isso que para fazer todo o resto se desenrolar, precisamos desse tempo tão precioso.

 

Só que, entretanto, na vida prática, tantas vezes você vive naquela correria doida e quando vê… Já foi-se mais um dia, mais um dia sem praticar o cuidar de si.

 

Quando foi a última vez que você teve esse tempo de se olhar com amor e carinho, fazendo algo apenas por você e por mais ninguém?

Faz um tempo grande? Então, se isso tem acontecido com frequência, fique aqui comigo e vou te ensinar 6 estratégias maravilhosas de autocuidado que você pode tornar como hábitos em seu dia a dia. E para que você não tenha desculpas, em apenas 5 minutinhos diários eu vou te mostrar como é possível cuidar de você e sentir que não está abandonada.

Seja lá o que foi que você viveu no passado, já está mais do que na hora de assumir a responsabilidade por suas próprias atitudes.

 

Não deixe também de escrever um comentário ao final deste post do blog, isso faz meu blog alcançar mais pessoas e contagiar com essa ideia que em minha vida faz todo o sentido e toda a diferença.

 

Mas afinal de contas, AUTOCUIDADO QUER DIZER O QUE EXATAMENTE?

Primeiro vamos saber do que se trata. Autocuidado significa dedicar um tempo de seu dia àquelas coisas que fazemos para cuidar de nossa saúde mental, emocional, espiritual, social e física. Incontáveis ​​resultados de pesquisas demonstram a importância da habilidade de alguém de atender suas próprias necessidades, e se o que você deseja é ter qualidade de vida, comece ontem com o autocuidado.

 

Agora, se sua meta é também ser usada para abençoar e ajudar muitas e muitas vidas, então aqui seu foco deve estar ainda mais intense no autocuidado!

 

É verdade! Veja: descobriu-se que o autocuidado aumenta a empatia, otimiza o funcionamento imunológico e isso tem sido associado a níveis mais baixos de ansiedade e depressão (Schure, Christopher, & Christopher, 2008).

O autocuidado às vezes é confundido com egoísmo, no entanto, de acordo com Mills, Wand e Fraser (2015), o autocuidado permite que as pessoas cuidem melhor dos outros. Esses autores argumentam que uma falta de autocuidado durante os momentos de angústia são extremamente prejudiciais a qualquer indivíduo, tendo além do prejuízo a si mesmo, outro efeito muito negativo sobre a capacidade de prestar atenção e de ter compaixão com os outros.

Lembre-se que o mandamento que vemos nas Escrituras diz: Ame ao próximo como a ti mesmo. Hey! O amor a si vem antes do amor ao próximo não por egoísmo ou vaidade! É o funcionamento do cérebro, ele processa desse jeito! A experiência se inicia no autocuidado! Acredite, você só vai conseguir desempenhar seu máximo potencial quando você prestar atenção na maneira com que você se trata!

Isso acontece porque o autocuidado é o mecanismo que faz com que, quando cuidamos de nossas necessidades, operemos a partir de um estado de equilíbrio interior, o que nos capacita de maneira mais efetiva para atender às necessidades dos outros.

Embora o autocuidado possa parecer simples, muitas vezes é difícil de executar. Uma das razões mais comuns para as pessoas não se envolverem em autocuidados regulares é que elas “não têm tempo”.

Felizmente, existem muitas práticas diferentes de autocuidado que se pode fazer, e nenhuma delas é especialmente demorada ou requer muito planejamento.

Quando tornei o autocuidado parte de minha rotina e de meus hábitos, como se fosse um momento obrigatório do dia, assim como é tomar banho, comer, dormir… Quando isso virou hábito, eu percebi que tornei-me o que eu chamo de… Uma protetora desse momento. Os outros momentos de meu dia são pensados a partir do momento em que eu configuro a hora do autocuidado, entende?

Me pergunto o que seria de minha vida sem esse olhar… E o que seria das pessoas que eu busco ajudar também se eu não fizesse isso… Ou eu já teria desistido porque “o ser humano é um bichinho complicado”, ou eu estava todo dia brigando com essas pessoas… rsrs…

 

Fazer coisas boas e carinhosas por nós mesmos, especialmente quando estamos vivendo momentos desafiadores, pode ajudar e estruturar melhor as estratégias para superar e vencer.  Atitudes de autocuidado podem ser físicas, emocionais, espirituais, sociais, sensoriais.

Descubra o que te faz bem e mãos à obra. E agora aí vai: as 7 atitudes muitíssimo práticas que você consegue executar já e que têm tudo para dar início a esse processo de autocuidado – consciente que não tem quem possa fazer isso por você, se não for você mesma!

Confira 7 atitudes que fazem a diferença e que têm tudo a ver com o Autocuidado:

 

A meditação que recomendo para você que vive sem tempo é ESSA AQUI! 

 

 

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Bianca Pagliarin

Palestrante, Formada como Coach e Master Coach pela Febracis , bacharel em Comunicação Social pela Fiam Faam, Radialista, Locutora e Apresentadora pelo Senac, Pastora, Embaixadora do C.I.S Educar - treinadora oficial dos workshops Jeito de Viver Família (8h ou 16h de duração) e da palestra Como Criar Filhos Felizes e Fortes Emocionalmente (2h).

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