Abandone a Lista de Tarefas... Troque por Isso!

Quase todo especialista em produtividade e realização de tarefas (GTD) dirá que uma lista de tarefas diárias é uma das ferramentas mais essenciais em seu sistema de sucesso. Na verdade, estudos mostraram que as pessoas têm um desempenho muito melhor quando escrevem o que precisam fazer. Porém, quero te ensinar uma estratégia poderosa que irá te ajudar demais a acreditar na sua capacidade de finalizar as pendências:

Não pense numa lista de tarefas. Pense na sua lista de sucessos. Uma simples mudança de termo empregado, pode acreditar, te empodera de modo importante. Vale a pena, experimente.

Lista de Sucessos?

 

As listas o ajudam a manter o foco e aprender com seus sucessos e erros anteriores. Eles o ajudam a se lembrar de coisas que você esqueceria de outra forma e fornecem uma maneira de se manter organizado.

Confira a seguir, neste post, os sete benefícios principais de você manter uma lista de sucessos diários: 

1. Cria ordem mental. Uma lista de sucessos é uma maneira ordenada de organizar como fazer as coisas que você precisa fazer. Projetos e planos são divididos em pedaços pequenos que são possíveis. Uma lista de sucessos não apenas cria ordem, mas também fornece uma estratégia para fazer as coisas.

2. Reduz o estresse e a ansiedade. Tarefas incompletas costumam surgir em nossa cabeça em momentos inesperados ou continuar fermentando no subconsciente, agravando-se e levando à ansiedade. Uma lista de sucessos a realizar diariamente ajuda a reduzir essa ansiedade.

3. Estabelece responsabilidade. O ato de escrever por si só, já gera a responsabilidade por fazer. Depois de escrever, você lhe deu vida e agora está criando um plano para cumprir as metas que gostaria de ver concluídas, certo? Você agora é responsável por você. Em outras palavras, a lista de sucessos lhe ajuda a ser protagonista de sua própria história.

4. Se você tem uma vida cheia de responsabilidades e tarefas, essa lista se faz ainda mais necessária porque te ajuda a enxergar um plano geral que contribui para você colocar suas prioridades em ordem. Fazer uma lista de tarefas é um primeiro passo importante, mas priorizar essa lista garante que você se concentre nos itens mais importantes e que trarão resultados mais relevantes, em vez de ceder à tentação de trabalhar em itens menos importantes porque são mais fáceis de fazer. Depois de ter uma lista das coisas que você precisa concluir, defina as prioridades e decida quais tarefas devem ser feitas primeiro.

5. Ajuda você a delegar. As listas de tarefas ajudam a delegar, isto é, ver que existem pessoas que podem colaborar com o trabalho em questão. É sempre importante não desistir se a pessoa falhar na execução no começo. Na verdade, pense pelo prisma de que vc pode treiná-la melhor.

6. Cria contentamento e satisfação. Ter uma lista de sucessos a viver todos os dias lhe dará uma sensação de realização conforme você completa as tarefas e as elimina. É uma ótima sensação riscar itens de sua lista. Isso devolve o controle. Também lhe dá uma percepção positiva de produtividade.

7. Libera espaço para o cérebro. Não percebemos quanto estresse e ansiedade causamos a nós mesmos porque tentamos nos lembrar de muitas coisas. Sentar para fazer uma lista de tarefas do dia permite que você tire tudo da cabeça. Chega de tentar lembrar que horas era o seu compromisso, ou o que era importante que você absolutamente tinha que fazer naquele dia. Você tem tudo escrito e seu cérebro está livre para se concentrar em fazer as coisas em vez de se lembrar de sua “lista”.

As listas de tarefas pendentes trazem muitos benefícios, desde ajudá-lo a priorizar seu tempo até ajudá-lo a lembrar o que você pretende fazer. Para mnuitas pessoas, as listas de tarefas são absolutamente inestimáveis. É uma estratégia muito simples que funciona muito bem!

Na dúvida sobre o que colocar em sua lista de sucessos? Então comece por pensar nas coisas que são inadiáveis e prioridade em sua vida. Lembre-se que as metas não entram na lista de sucessos, que é a minha versão para Lista de Tarefas porém que tem mais chances de não gerar ansiedade e estresse (funciona para a mioria das pessoas que conheço e ensino essa estratégia de linguagem emocional para transformar sua postura diante dos desafios e ajuda a vencer a autossabotagem). 

Siga este guia para ajudá-lo a fazer suas listas de tarefas:

Comece no dia anterior (pense na noite anterior sobre o que é importante para seu sucesso em algumas pendências);

Use um aplicativo que ajuda no foco (eu uso o Focus To do e recomendo);

Coloque uma agenda com prazos, horários e mantenha a agenda num lugar de fácil acesso;

Visualize-se realizando as tarefas definidas com fluidez e qualidade;

Não comece tudo ao mesmo tempo, por mais que você tenha muita coisa para fazer. Concentre-se tarefa a tarefa.

Monitore o tempo em cada atividade (as vezes subestimamos coisas que demoram mais tempo do que imaginávamos é isso embola todo o planejamento). Monitorar vai ajudar nas próximas vezes em que essa responsabilidade aparecer.

Espero que essas dicas tenham contribuído com seu Sucesso de forma positiva.

Com carinho, 

Bianca Pagliarin